Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense
A Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense foi fundada no dia 15 de janeiro de 1960 na cidade de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte, com o nome de Potiguar Futebol Clube. O time participou pela primeira vez do Campeonato Potiguar da primeira divisão no ano de 1976 e permaneceu até o ano de 1984, quando, com muitas dívidas, quase fechou as portas. No entanto, em 1° de agosto de 1989, foi refundado. Em 1973, o clube foi campeão do Campeonato Seridosão de Futebol, considerado o mais importante torneio amador da região do Seridó.
O clube voltou a ser campeão da competição nos anos de 1998 e 1999, quando o campeonato passou a ser realizado pela Associação Seridoense de Desportos (ASD). Em 1998, o Potyguar ergueu o troféu após uma campanha memorável. No ano seguinte, em 1999, o clube repetiu o feito, conquistando o bicampeonato e fortalecendo ainda mais sua reputação no cenário esportivo do Seridó. O Potyguar é carinhosamente apelidado pelos seus torcedores de "Leão do Seridó".
Um dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol brasileiro e mundial, Mané Garrincha, vestiu a camisa do Potyguar nos anos 70 para disputar um amistoso contra o seu maior rival na época, o tradicional Centenário de Parelhas, vencendo a partida por 2 a 1 com dois gols de Nabor Filho, um dos maiores ídolos da história do "Leão do Seridó". Também nessa época, o time era chamado de seleção currais-novense. Outro grande jogador do futebol brasileiro a vestir a camisa do Potyguar foi o folclórico atacante Túlio Maravilha, um dos maiores artilheiros do futebol do país.
No dia 10 de janeiro de 2010, em um amistoso festivo em comemoração ao aniversário dos 20 anos de refundação do clube, o Potyguar enfrentou a equipe do Sport Club Santa Cruz do Inharé e perdeu por 2 a 1 jogando no Estádio Municipal Coronel José Bezerra em Currais Novos. Destaque para o atacante Túlio Maravilha, que marcou o gol de honra do "Leão do Seridó" aos 28 minutos do segundo tempo. O maior ídolo da história do Potyguar foi José Gomes de Medeiros, o "Dedé de Dora", revelado pelo próprio clube, que mais tarde se tornaria ídolo nos dois maiores clubes do estado, o ABC e o América de Natal.
Um fato importante na história do Potyguar foi ter recebido o Botafogo do Rio de Janeiro em 06 de dezembro de 1981 para um amistoso no Estádio Coronel José Bezerra, o primeiro e único de um clube grande do Rio de Janeiro na cidade de Currais Novos.
As principais conquistas do clube foram: vice-campeão do Campeonato Potiguar de 2009, perdendo a final para a equipe do Assu. Na primeira partida, foi goleado por 4 a 1 fora de casa, e na segunda, venceu em casa por 2 a 1. Foi campeão da Taça Cidade do Natal 2009 e bi-campeão da segunda divisão Potiguar em 2007 e 2012. No ano de 2010, participou pela primeira vez da Copa do Brasil, sendo eliminado no seu primeiro jogo pelo Paysandu de Belém do Pará, perdendo por 3 a 1.
Comentários
Postar um comentário