O Palmeiras Futebol Clube foi fundado em 22 de agosto de 1985, na cidade de Equador, Rio Grande do Norte, pelo senhor José Vilanir, mais conhecido como "Dudé". Inicialmente, a equipe atuava como o Palmeirinhas, um time aspirante associado ao Flamengo, principal clube da cidade, então liderado pelo saudoso Bino. Em 1988, com a extinção do Flamengo, Bino, até então treinador da equipe, transferiu a responsabilidade do time principal para José Vilanir. A partir desse momento, o Palmeirinhas se tornou o Palmeiras de Equador.
Com o tempo, a equipe foi conquistando espaço, participando de amistosos de destaque, como o realizado contra o Cruzeiro de Cubati. Em 1986, mesmo com um grupo de jovens de 17 anos, o Palmeiras foi convidado para seu primeiro campeonato, onde se destacaram os jogadores Chiquinho, Boré e Benivaldo. Em 1990, o time foi convidado para participar da 1ª Copa AM de Parelhas. Nesse período, foi formada a primeira diretoria oficial do clube, composta por José Vilanir (presidente), Bino (diretor), José Geraldo (secretário), Bosco Guedes (tesoureiro) e Carlos de Mariano (treinador). Para fortalecer o elenco, foram convidados atletas de Campina Grande e Junco do Seridó-PB, o que resultou na conquista do vice-campeonato, perdendo a final para o tradicional Centenário por 1 a 0.
Após a Copa AM, os jogadores Badel e Toinho participaram de amistosos com o Palmeiras, incluindo uma vitória sobre a seleção de Santana do Seridó por 2 a 0, que marcou a décima partida invicta da equipe e atraiu um público de quase mil pessoas. Em 1992, o clube renovou sua diretoria, com Djalma Patrício assumindo como presidente, José Vilanir como secretário, Bino como diretor técnico e Chico Lourenço como treinador. Nesse mesmo ano, o Palmeiras se consagrou campeão invicto da Copa Cidade de Equador e do Torneio Início. Logo após, José Vilanir deixou o clube para fundar uma equipe de futebol feminino, enquanto Manoel de Lorival assumiu a presidência, cargo que ocupa até hoje.
Ao longo dos anos, o Palmeiras se consolidou como uma das forças do futebol na região do Seridó, tornando-se tricampeão da Taça Zé Soares, com vitórias sobre equipes renomadas como a Seleção de Desterro-PB, Junco FC e LDA de Parelhas. Em 2015, empatou com o tradicional América de Natal por 2 a 2 na Taça Zé Soares. Entre os títulos mais importantes da história do clube estão o campeonato do Vale Sabugi-PB e o vice-campeonato da Copa AM de Parelhas. No campeonato municipal, perdeu o título apenas uma vez, para o antigo Cruzeiro, do inesquecível Sr. Bino.
O Palmeiras também revelou talentos como Branquinho, Anão e Miquinha, que jogaram uma temporada no Uberlândia-MG, e Gegê, que atuou pelo América de Natal e atualmente defende o Assu-RN. Anualmente, o clube participa de competições em cidades vizinhas como Parelhas e Santa Luzia-PB, representando Equador com sua equipe principal e o time de veteranos.
Comentários
Postar um comentário