Boca Junior Esporte Clube
O Boca Junior Esporte Clube foi fundado no dia 21 de janeiro de 2001, na cidade de Cerro Corá, Rio Grande do Norte, pelo desportista Alcino Pereira. A história do clube começou quando o presidente do Grêmio Futebol Clube, José Rui Soares, o "Dé," só tinha a equipe principal e precisava de uma equipe para fazer as preliminares dos amistosos. Ele convidou Alcino Pereira, conhecido como "Sabiá," para formar essa equipe. Já tendo defendido a equipe do Juventos, Alcino aceitou o convite e, a partir daí, o time passou a se envolver no campeonato municipal de futebol. Inicialmente, o time ainda não tinha nome, mas, devido à cor do uniforme utilizado, os torcedores passaram a chamá-lo de Boca Junior.
No sorteio do campeonato municipal, o Boca Junior caiu no grupo do Grêmio Futebol Clube, considerado a seleção da cidade. O time empatou o jogo por 5 a 5, e, na sequência, chegou à final, enfrentando novamente o Grêmio. Apesar de uma grande atuação, o Boca Junior perdeu a final por 2 a 1, de virada, em uma partida cheia de emoções.
A equipe, composta majoritariamente por jogadores locais, com apenas três reforços de Currais Novos, teve uma performance equilibrada, com atletas renomados da cidade, como João Pintado, Nino, Jean, Venâncio, Nildo, João Bebeca, Elter, Chiquinho, Zé da Pampa, Valdeir, Fagner, Ricardo, Alcivan, Alcino e Raimundo de Cândido. Esse time foi vice-campeão municipal de 2001, o que ajudou o Boca Junior a se consolidar como uma equipe de destaque em Cerro Corá.
A partir daí, o Boca Junior se tornou um time a ser batido na cidade, cativando torcedores e valorizando os atletas locais. Embora o clube não tivesse condições financeiras para contratar atletas de outras cidades, sempre houve apoio de amigos e atletas que reconheciam o esforço da equipe e ajudavam nas competições. Com isso, começaram a surgir as "sadas" rivalidades com times como o Juventos, o Grêmio e, mais recentemente, a Várzea, com jogos sempre marcados por casa cheia.
Um dos momentos mais marcantes na história do clube ocorreu na decisão da primeira Taça Cidade de Cerro Corá, em 2012, quando o Boca Junior enfrentou o tradicional Juventos. O time estava perdendo por 3 a 1, mas conseguiu uma virada emocionante, vencendo por 4 a 3.
As principais conquistas do clube incluem o título do Campeonato Municipal de Futebol de 2018, quatro vezes vice-campeão do Municipal, vice-campeão da Copa Serrana, vice-campeão da Copa dos Campeões, e quatro títulos invictos da Taça Cidade de Cerro Corá, além de dois títulos de Futsal de Bairros da cidade de Cerro Corá.
Comentários
Postar um comentário